sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ilha de Mactan


Estendido no canapé jazia um corpo inanimado. Morto? Equivocada constatação. Era apenas a desilusão que lhe abatera a tenacidade e o vigor dos músculos, como é de praxe, nos diagnósticos mais superficiais. Pudera esta ter sido a razão, aparentemente, de tamanha consternação, ponderara o médico. Com efeito, julgou serem necessário aprofundados exames. Ao paciente, receitara repouso e moderado consumo de líqüidos; medida paliativa. Ademais não o fosse necessário, não o recebera contrariado, tal era o alvitre homeopático.

No tempo divagara, nosso pusilânime herói. Às horas que passavam, às noites que chegaram, nada lhe oferecia consolo. De novo vinha-lhe aquela velha dor, pérfida inquilina que em seu coração fazia permanente morada. Tácita era a cláusula do contrato que firmara e rubricara. "Sinistros são mais freqüentes do que parece", advertira-lhe seu amigo corretor de seguros. Como uma Nau cruzando o Cabo das Tormentas, ao cabo do desconhecido, onde o Oceano faz fronteira com Urano, metera-se à proa em busca de terra firme. Achara-a deveras, mas este era só o prólogo dos desafios que se lhe interpuseram, não fossem as ofensivas constantes das populações nativas, relutantes orgulhosas em ceder a paz dúbia. Fernão de Magalhães, intrépido desbravador das voluptuosidades esféricas do planeta, não acha trilha para esta resposta. Morrera crente, convicto de que se tornara rico. Tal é a pobreza de espírito quando se mira o velho amigo com um olhar incompreensível.

E quando menos se espera, um lobo sorrateiro, parasita mandrião, com destreza e cautela ardilosa, o coração lhe acerta com uma flecha batizada. Mas, como lhe é de reputação, não cede e resiste ao golpe profundo, sem embargo das cicatrizes e infecções.

Enfim desvendara o médico a razão do que lhe acometia severas mágoas. Medira as doses da composta fórmula antibiótica; obra hercúlea não fossem as recentes publicações científicas. Para ele, é o elixir da liberdade.

Porém, advertira-lhe o doutor tratar-se de um medicamento antibiótico e experimental, e que as doses devem ser sorvidas disciplinadamente.

- Doutor, será que me curo deste mal? Pergunta-lhe o rapaz aflito.

- Infelizmente, filho, só o tempo poder-lhe-á dizê-lo.

Nenhum comentário: